Crossfit – 5 motivos para adoptar esta modalidade

Hoje fui à box. À quinta aula de crossfit para ser mais precisa. O Sir Modas insistiu que eu experimentasse (ele já levava um mês de avanço de treinos) e eu rendi-me às evidências e inscrevi-me também numa box espectacular aqui no norte.

Para quem não conhece esta modalidade, permitam-se a ousadia de vos apresentar 5 motivos pelos quais devem pensar em praticá-la:

1. Qualquer pessoa pode praticar esta modalidade.

Os treinos são conjuntos, isto é, todos os praticantes de uma determinada aula fazem os mesmos exercícios mas adaptando-os às suas limitações. Isto porque o treino é adaptado individualmente, mediante a condição física e capacidades de cada um. Na primeira aula por exemplo não conseguia fazer cleans com peso, então fiz apenas com a barra para treinar técnica. Hoje já faço cleans com 25kg. Apenas em 5 aulas.

2. É das modalidades, senão a modalidade, mais completa de todas.

É uma modalidade de alto desempenho, significa que exige muito de cada praticante em cada um dos treinos. Acho que nunca transpirei tanto na minha vida. Mas também nunca me deu tanto prazer ir a ao ginásio. Neste caso, não é um ginásio normal. É uma box, Uma espécie de armazém com cordas, pesos, barras, bancos de press, kettlebells (são um peso com forma de bola e tem uma asa para agarrarmos) e mais umas coisas maradas. Não há passadeiras, nem elípticas! Os exercícios são geralmente executados de forma cronometrada o que exige o máximo do empenho dos praticantes em todos eles. Isto faz com que se treine literalmente tudo. Como não há tempo para descansos, nem intervalos espaçados e um treino contém imensos exercícios diferentes, treina-se resistência cardio-respiratória, força, potência, velocidade, coordenação, agilidade, flexibilidade, etc.

3. Perfeita para vidas muito activas.

Para quem não tem tempo para ir ao ginásio é do melhor que há. Os WOD (work out of the day) ocorrem quase de duas em duas horas. Basicamente têm aulas ao longo de todo o dia, desde as 9h da manhã às 20h30, e estão abertos até tarde para quem quer treinar livremente. Mas há mais, como são treinos muito intensos, podem durar meia a uma hora. Se quer ter uma vida saudável mas não tem muito tempo livre, basta praticar crossfit duas vezes por semana, vê resultados garantidamente. Eu estou inscrita apenas duas vezes por semana porque de facto não consigo ir mais vezes, mas também no ínicio não aconselho, mesmo para quem tenha tempo, de ir mais vezes. São mesmo muito duros os treinos.

4. WOD – Não caia na rotina.

Não há um WOD igual a outro. Todos são distintos. Para mim, esta é a grande vantagem, todos os dias há um novo desafio a ser superado e é sempre com grande expectativa que chegamos à box para ver o que nos espera. Geralmente o treinador escreve num board, numa parede, qual o treino do dia, quais os exercícios e quantas repetições. Ah, e vemos também a performance da malta do treino anterior, porque também são anotados no quadro os nomes e respectivos tempos ou repetições.

5. Não há peneiras.

Não dá para ter peneiras no crossfit. Ninguém está preocupado se está a fazer com pouco peso, ou se está a transpirar muito, ou se estão a reparar em nós. Porque toda a gente sabe que está tudo focado no seu próprio treino, em suplantar as nossas capacidades, no máximo do esforço físico. Há um espirito de competição forte obviamente, mas prevalece o de entreajuda. Toda a gente tenta ajudar os novatos porque todos os praticantes lembram-se dos seus primeiros WODS. E dos dias seguintes a eles… são bastante dolorosos, mas garanto-vos: vale mesmo a pena!

 

*Miss Modas*

 

Crossfit

Anúncios

Dê-nos a sua opinião!

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s