Sou um marquista por herança

In, wikipedia: “Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.”

In, wikipedia: “Status é uma ideia-chave na estratificação social. Max Weber distingue status de classe social, mas alguns sociólogos empíricos contemporâneos fundiram as duas ideias num “status sócio-económico”, geralmente operacionalizado como uma simples tabela de rendas, educação e prestígio ocupacional.”

Fred Perry, Lacoste, Boss, Ray Ban, Montblanc, entre outras, são algumas das marcas de um universo muito mais vasto que podem ser definidas apenas pelas duas palavras, MARCA e STATUS.

montblanc lacoste 01 fred 01

Confesso que sou fã das marcas acima mencionadas e de outras semelhantes… Se dessas tenho produtos? Tenho. Se faço disso algo de indispensável na minha vida? Não.

O universo vestuário masculino/ marca, foi-me transmitido pelo meu pai e avô paterno. Desde muito pequeno e isso reflecte um pouco aquilo que sou hoje profissionalmente, a componente visual e gráfica cativou-me desde sempre. Daí a focar-me nos logotipos destas marcas numa primeira instância e perguntar o que é, o que significa, foi um pequeno passo.

Se da parte do meu avô a resposta fosse parca, do género, “é um logotipo” ou “é um crocodilo…” Da parte do meu pai, a veia de apaixonado era latente nas descrições e explicações às minhas perguntas sobre cada uma das marcas.

Lembro-me de parar à frente de lojas destas marcas e de outras ainda sem lojas próprias em Portugal, mas que estavam presentes em espaços multimarca. A expressão no rosto do meu pai, as palavras dele, são algo que ainda hoje habita a minha memória.

Em momento algum ouvi da boca do meu pai, algo do género, “…ao vestir isto serás mais respeitado”, ou,” …quem se veste com esta marca é melhor.” Nunca!

boss ray ban

Talvez porque o mundo da moda e do pronto-a-vestir em Portugal fosse ainda algo pouco visível e até sem justificação, uma vez que o país tinha acabado de sair de uma ditadura. Contudo o meu pai, fruto das inúmeras viagens de trabalho que realizava pela Europa, teve oportunidade de conhecer uma Europa e países substancialmente mais evoluídos, não que ainda hoje isso já não seja assim, mas não tanto. O advento de marcas como a Zara e H.M. vieram democratizar a moda e hoje o vestir bem, é apenas uma questão de bom gosto e não de orçamento.

Milão, Londres, Paris, Roma, St. Tropez, Génova, Madrid entre outras, são algumas das cidades que ainda hoje o meu pai fala, com algum enfase para as cidades italianas e o seu mais que reconhecido bom gosto.

Sei que esta “paixão” do meu pai se deve em grande parte a essas viagens e boas práticas no que ao bem vestir diz respeito. Por outro lado, porque a minha mãe é e sempre foi uma mulher bonita e elegante, claro o meu pai não queria destoar.

tenisHoje, estas marcas tanto ou mais que referências óbvias de qualidade e statement, remetem-me para uma sensação de conforto, ou até, e perdoem-me a lamechice, numa viagem no tempo, para um passado sem preocupações, inocência e segurança absoluta. E como? Por exemplo, quando olho para o logotipo da Fred Perry vêm-me à memória o equipamento de ténis do meu pai, as raquetes, as bolas de jogo ainda beges, o som do rally de raquete para raquete, o court de ténis, a casinha de madeira onde os amigos do ténis se juntavam para jantar ou almoçar antes ou depois de uma partida… Todo um “ritual”, pelo qual ainda hoje sou apaixonado.

Quando visto ou utilizo produtos destas marcas referência, sinto única e exclusivamente, que sou um neto e filho fiel aos meus antepassados, fiel aos ensinamentos inconscientes do meu pai e avô. Consigo ouvir o meu avô dizer… “Good boy! Well taught.”

good boy

Abraço,

*Sir Modas*

Dê-nos a sua opinião!

