Vida mais saudável

Tanto eu como o Sir Modas gostamos de levar um estilo de vida saudável. Tentamos praticar exercício com regularidade, comer bem, sem cair em dietas exageradas.

Por isso mesmo, estamos sempre atentos a boas práticas alimentares. Ouvíamos falar muito de quinoa e dos seus benifícios mas nunca tínhamos provado. Até esta semana, porque finalmente resolvi investigar mais um pouco e comprei a bendita Quinoa.

Apresento-vos as minhas descobertas: a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem, pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo e o arroz na alimentação. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, especialmente para quem pratica atividades físicas. Por ser rica em Omega 3 e 6 previne doenças cardiovasculares e reduz o colestrol. Não contém glúten e as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento.

Existem ainda outros beníficios em adicionar a Quinoa no regime alimentar, mas penso que estes são mais que suficientes. Já estão cheias de vontade de provar quinoa? Não?

E se virem estas imagens?

Têm bom aspecto não têm? Os olhos também comem

Devo no entanto, prevenir-vos para o seguinte: os grãos da quinoa devem ser bem lavados antes de decidirem como os cozinhar. A Quinoa tem uma substância que se não for bem enxaguada dá um sabor muito azedo e um cheiro característico. Para evitarem um primeiro contacto desagradável com um alimento tão benéfico coloquem os grãos em água quente durante uns 10min e depois passem num coador debaixo de água corrente para lavar.

Existem imensas formas de utilizar a quinoa, há quem acompanhe nas saladas, ou como substituta do arroz, ou ao lanche com leite ou iogurte.

Eu e o Sir Modas experimentamos a última, a receita com iogurte e rendemo-nos! Experimentem cozinhar a Quinoa da seguinte forma:

  1. Uma dose de quinoa em duas de água; deixem cozinhar em lume brando até absorver toda a água, podem juntar frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras, framboesas) e baunilha mais canela;
  2. Peguem em copinhos ou recipientes individuais (a Quinoa aguenta cerca de 3 dias no frigorífico);
  3. Distribuam um pouco da mistura, alternando com uma dose de iogurte natural, alguns flocos de aveia e sementes de chia, ou bagas goji e vão sobrepondo camada por camada para criar o efeito da imagem;
  4. Reservem os recipientes no frigorífico;
  5. Quando forem utilizar, cortem uma banana em rodelas e adicionem à mistura!

Para o Sir Modas gostar é porque vale a pena! Entretanto vou tentar inventar outras receitas igualmente boas, imagino que também fique divinal esta receita com maçã cozida!

E vocês já provaram quinoa? Têm alguma receita para partilhar?

*Miss Modas*

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